Paróquia São Pedro

A primeira Igreja

Em 07 de setembro de 1913 aconteceu uma reunião na casa do Major Nicoletti Filho para a construção da primeira capela católica na vila de Gramado. A capela foi toda construída em madeira doada por Pedro Franzen da Linha Caracol, que na época pertencia a Gramado.
A inauguração da nova Paróquia São Pedro, com seu nome inicial de Freguesia da Paróquia São Pedro de Gramado, foi em 1917, data considerada como a primeira festa do Santo Padroeiro.
O primeiro Pároco foi o Padre Carmine Fasulo que permaneceu até julho de l920, quando retornou à Itália, de onde era natural.

A Nova Igreja Feita de Pedra

A Nova Igreja São Pedro não poderia ser de outro material senão pedra. “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” Mt 16, 18.
A nova igreja foi construída sob o comando de Aquilino Libardi com aproximadamente 72 mil pedras basalto. Havia abundância de pedras na região: “Os blocos de basalto eram retirados das pedreiras vizinhas e carregados em carretas com duas juntas de bois, morro acima. Um trabalho que levou anos e muita determinação, amor e ação comunitária.” *
Muitos gramandenses colaboraram na construção desta igreja. “Meu pai, Avelino Andreis, participou da construção do alicerce da igreja, mas como ele tinha problemas com altura logo que começaram a subir as paredes, ele deixou de trabalhar na obra” informa Carmen Andreis. Ela lembra que seus irmãos mais velhos Teresinha e Paulo (falecido), levavam o almoço para os trabalhadores, saindo da Linha Ávila por carreiros em meio às poucas casas da época. ”A devoção da minha família era grande, meu irmão Pedro levou este nome devido ao padroeiro”, comenta Carmen.
O pároco da época e grande incentivador da construção foi o vigário Guilherme José Maschio. Foram 7 anos até a sua inauguração em 30 de junho de 1942.

*Extraído do livro janelas, portas, varandas e…saudade, Marília Daros

Como São Pedro tornou-se o Santo protetor de Gramado

O nome da paróquia católica não surgiu como decisão arbitrária. Sua origem, ao contrário, reveste-se de uma curiosa coincidência. Não foram as sugestões de hierarquias eclesiais e nem de devotos católicos que ‘batizaram’ a paróquia. O nome foi sugerido pelo protestante João L. Lied, quando encontrava-se à sombra de um pinheiro, os Srs. Pedro Bertolucci, Pedro Benetti, Pedro Franzen e Pedro Correia.
O detalhe dos quatro ‘Pedros’ não passou despercebido e João Lied perguntou: ‘Por que não Paróquia São Pedro?’ O argumento era irrefutável e Gramado ganhava seu protetor.

Fonte: Texto extraído do livro “Gramado, simplesmente Gramado”.

Quadro atual de padres na Paróquia São Pedro:

Pe. Celestino Fritzen – Pároco

Pe. André Wobeto – Vigário Paroquial

Pe. Elton Vinícius Mayer– Vigário Paroquial

Pe. João Batista Blancke – Vigário Paroquial