Um pouco de história…

Era seis de junho de 1928. Um forte temporal se abateu sobre a região. Partes de casas foram encontradas em localidades vizinhas como Linha Quinze e Caracol. E nesse mesmo dia essa tempestade com fortes ventos fazia desmoronar a Capela de Pedras Brancas, que tinha sido erguida em terras de Nicola Nicolau Nicolotti. Este senhor que vindo da Itália, juntamente com sua mãe viúva e mais dois irmãos, fixaram moradia em Caxias do Sul. Anos depois sai de Caxias e vem morar em Pedra Branca. Era casado com D. Verônica Munhaga.
Trazem junto a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio e com a construção da Capela, a colocam junto dela.
Com o temporal a Santa quebra um braço. Após o ocorrido ergue-se uma nova Capela, agora em terras de José Branchini; era de tamanho menor que a atual.
Em maio de 1966, aumenta-se a Capela. Tamanho este que permanece até hoje. Além da imagem doada por Seu Nicola, temos mais uma imagem de nossa Padroeira doada por Dirceu e Teresinha Stahl.
Temos também as imagens de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Brás, doadas por João Batista Lovatto (falecido) e que estão colocadas junto ao altar. Além destas, encontram-se no interior da Capela, mais imagens.
Próximo à Capela, há uma gruta e em seu interior uma imagem da Padroeira.
Essa gruta foi construída em 1985.
Em 02 de Junho de 2011 uma equipe de Caxias do Sul, juntamente com alguns moradores da localidade, fazem a remoção da Capela. Ela é transportada inteira e montada em terras da Sociedade Pedras Brancas, próxima de onde estava.
Os trabalhos para a construção da nova Capela iniciam e em 20 de Maio de 2012, a Missa festiva é celebrada sobre seu piso. É colocado um toldo, cedido pelo Sr. Vonei Benetti. A missa é presidida pelo Monsenhor Américo Cemim.

A Nova Capela

Em 19 de maio de 2013 é realizada outra Festa. A Missa é celebrada pelo Monsenhor Américo Cemim. Agora a Capela está com as paredes e telhado prontos.
Em 25 de maio de 2014 é realizada outra Missa Festiva. O Celebrante Monsenhor Pedrinho. A Capela continua com os trabalhos em seu interior.
Em 24 de maio de 2015, acontece outra Festa. A Missa foi celebrada pelo Pe Jair Todeschatto. A Capela já contava com as aberturas e vidros colocados. No momento está acontecendo a pintura da Capela e neste ano no dia dia 13 de setembro está programado a inauguração da Nova Capela com Missa e ao meio dia almoço.

 

Endereço: Linha Pedras Brancas.