Capela São Pedro Claver

Por Wiga Rama e José Rama

Em 31/10/1918, a comunidade comprou o terreno, por um valor de R$50.000,00, de Melânia Foss para construir a primeira capela. Com as famílias aumentando muito, foi construída a segunda capela e, assim, a primeira capela passou a ser usada como colégio, o primeiro da comunidade.

As primeiras capelas foram erguidas por mãos dos próprios moradores da comunidade. Já a última, pelo engenheiro Vitor Ganz e pelo pedreiro Alfonso Grins, recebendo da comunidade ajuda com a mão de obra e também com dinheiro.

Não há registro da inauguração das duas primeiras capelas. A atual, foi inaugurada em 12/09/1961 e a bênção do Altar foi em abril de 1969. O Pároco nas primeiras capelas era o Padre Carmine Fasulo, e a Diocese era de Porto Alegre. Depois, Padre Luis Manéa tendo por Bispo Dom Vicente Scherer.

A primeira diretoria da atual Capela foi formada por Antonio Marcon (Presidente), Edvina Oberherr (Tesoureira) e Pedro Rama (Secretário).

Para a construção da atual capela, foi autorizado pelo Padre Luis Manéa o “livro Ouro”, com ele arrecadavam (de bicicleta, a pé e a cavalo) doação em dinheiro na cidade e pelas comunidades. Também eram feitas duas festas por ano, uma em abril e outra em setembro. Eram feitas, ainda, rifas organizadas pelo grupo de jovens JAC (Juventude Agrária Católica).

No início havia uma certa disputa entre duas famílias para escolher um dos Santos: São João ou São Pedro. Houve então uma votação na comunidade. São Pedro ganhou, porém lembraram que este era o Padroeiro da Paróquia. Então, Padre Carmine, o Pároco, pesquisou e sugeriu São Pedro Claver, com sua linda história de evangelização. Todos aceitaram.

Em 1928, Nossa Senhora do Pedancino foi trazida por Joana Fioreze, devota desta. A cada 10 anos é homenageada com festejo especial, com procissão, carregada por moças e seus anjinhos, quase passando de geração em geração, de mãe para filha, vó para neta.

Em 18 de agosto de 2018 acontecerá a 9ª Festa em honra a Nossa Senhora do Pedancino. Em 9 de setembro do mesmo ano, a capela completará 100 anos.

Endereço: Linha Bonita.