CLJO CLJ (Curso de Liderança Juvenil) é um dos Movimentos da Igreja Católica formado por jovens que, sedentos de Deus, procuram servir a Cristo nos irmãos. Seu objetivo é formar jovens líderes, que sejam bons filhos, empenhados nos estudos, dedicados no trabalho, ativos na Comunidade, que vivam com retidão e que lutem por um mundo mais justo e mais fraterno.

Em 1973, na Arquidiocese de Porto Alegre, algumas pessoas – entre elas jovens do Movimento Emaús – coordenadas por Padre Zeno (hoje Dom Zeno, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo), prepararam um retiro para os Crismandos, somando um número próximo de 60 jovens. A proposta foi eficaz e realizaram mais retiros. Depois de uma pesquisa entre os jovens surgiu o nome “CLJ – Curso de Liderança Juvenil”.

O então Arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, em uma conversa com Pe. Zeno, disse: “Se este Movimento vem de Deus, vai progredir e dele surgirão muitas vocações; se não vem de Deus, em pouco tempo vamos acabar com isso, antes que seja tarde”. Eis a prova de que o CLJ é verdadeiramente fruto da vontade de Deus, pois continua firme há mais de 40 anos, suscitando muitas e santas vocações, despertando nos jovens o desejo de servirem à Cristo e à Igreja, de corresponder ao chamado e ao amor de Deus.

Pouco depois, o CLJ chegou à Diocese de Novo Hamburgo. A primeira cidade a receber sua implantação foi Gramado, na Paróquia São Pedro. Tendo enfrentado muitas tribulações e sempre confiando na misericórdia de Deus e na Providência Divina, o CLJ em Gramado segue em frente, perseverante. Os jovens reúnem-se nas tardes de sábados, no Centro de Pastoral da Paróquia, a partir das 14h. Auxiliam, ainda, na Liturgia das Missas, cursos, palestras, festas… mantendo uma relação saudável com as demais Pastorais e Movimentos, bem como com os Padres da Paróquia, seus pais espirituais.

Tu, jovem que procura um sentido para a vida e que ainda não o encontrou, lembra-te do que disse Santo Agostinho: “Fizeste-nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não repousar em Ti”. Não tenhas medo de corresponder ao chamado de Deus, ao Seu imenso amor. Arrisca-te! Coragem! Permita que Deus faça em ti a Sua vontade e, assim, poderás mudar o mundo. Como? Vem pro CLJ!

Shalom!!!