São pedroO Código de Direito Canônico prevê que cada paróquia tenha o seu conselho econômico ou o conselho para os assuntos administrativos. Os padres, o pároco e os vigários paroquiais, são colocados nas paróquias como os responsáveis e recebem a valiosa colaboração de paroquianos que trazem a sua experiência e colaboração no que se refere às atividades administrativas de uma comunidade paroquial.

Entre as atribuições do Conselho Econômico está a contratação, acompanhamento e mesmo a dispensa de funcionários que exercem os diferentes serviços na comunidade paroquial. Tem, ainda, a missão de zelar pelos assuntos relativos ao cemitério, à manutenção e organização do patrimônio da comunidade paroquial. No que refere a obras, reformas, melhorias… o conselho tem a missão de estudar, analisar e tentar buscar os melhores caminhos e , por conseguinte, encaminhar as soluções ou saídas mais apropriadas para que tudo concorra para o principal trabalho de uma paróquia, que é a evangelização.

Mais ainda, o Conselho Econômico procura auxiliar os diferentes grupos, pastorais ou movimentos nos eventos comunitários, bem como em todas as atividades que envolvam o Centro de Pastoral. Quando se faz necessário, procura auxiliar os conselhos das comunidades/capelas em suas atividades administrativas e na organização dos eventos.

O Conselho Econômico tem ainda o dever de avaliar a integração das receitas e despesas, verificando os possíveis passos a serem dados para que a paróquia possa caminhar com responsabilidade e segurança e, ainda, realizar legalmente os seus trabalhos, zelando para que tudo seja devidamente organizado, de acordo com a legislação vigente.

Por fim, pode, também, estimular a generosa participação dos paroquianos no Dízimo paroquial e prover outras formas de colaboração para com a comunidade no seu trabalho de evangelização.

Normalmente as paróquias procuram acolher nos seus conselhos administrativos pessoas de diferentes capacidades e formação, as quais possam prestar uma colaboração qualificada. Em nossa Paróquia, o conselho administrativo reúne-se, sempre, na primeira terça feira de cada mês, às 19h30min.

São membros do Conselho Econômico/Administrativo da Paróquia São Pedro:

– Marcos Macagnan (engenheiro)

– Joni Moraes (perito em administração)

– Leandro Cardoso Santos e Patrícia Manea Santos (contadores)

– Paulo Waldir Ludwic e Marli Martineli Ludwic (advogado)

– Luiz Hoffman (empresário)