HISTÓRICO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

O inicio da RCC no mundo aconteceu no dia 18/02/1967 durante um retiro de estudantes da universidade do Espirito Santo de Duquesne, estado da Pensylvania, nos Estados Unidos. No Brasil chegou em 1969 em três localidades. Simultaneamente:

São Paulo, Campo Grande e Amazonas. A partir dos anos 70 alguns sacerdotes tais como padre Haroldo Rham, Eduardo Dougherty e padre Jonas Abib, começaram  a realizar pelo Brasil experiência  de oração.No Rio Grande do Sul a renovação chegou através do padre Bernardo Schuster e outros padres já falecidos,em Gramado a RCC chegou em 1978.O primeiro retiro foi realizado na arquidiocese de Porto Alegre e as primeiras pessoas que dele participaram foram irmã Ires Mazotti e sua irmã Diva Mazotti e grupo iniciou-se com o precioso aval e acompanhamento do cônego Izidoro Bruxel e da saudosa irmã Clélia. O grupo acontecia semanalmente na capela do colégio São Pedro, hoje Cenecista. E assim foram surgindo outros nomes: Rosa Jung, Terezinha Caberlon, Iraci Pascoal, o jovem Luciano Henzel – hoje padre Luciano – e Yara Moraes. Seguiu-se fielmente a espiritualidade de pentecostes a partir do derramamento do Espirito Santo. As atividades da RCC consistem em: – Terças-feiras à tarde, às 14hs, oração e atendimento individual, e às 18h30 “Missa da saúde”.

– Quarta-feira à tarde, grupo de oração na capela Padre Pio, na comunidade Vale a Pena Viver.

– Quinta-feira à noite, grupo de oração na matriz as 19h30. Responsável pela liturgia das missas de 4ª e 6ª feira e três domingos ao mês.

– Diariamente, oração do Terço, às 18hs na Matriz.

– Cerco de Jericó no mês de maio e outubro.

Além disso, a procissão das capelinhas de Nossa Senhora, prática que foi iniciada pela serva Dona Rosa Jung com todo o grupo da RCC; ainda,  visita aos doentes e idosos, participação nos retiros diocesanos e estaduais do encontro de formação, escola nacional de formação e congresso nacional da RCC. Realiza, ainda, durante o ano, três retiros com pregadores da diocese ou de fora dela, bem como participação das demais atividades da paróquia.

Durante estes anos do “grupo Divino Espírito Santo” foram eleitas duas servas para ocuparem a coordenação diocesana da RCC. Foram elas: Sônia Barth (in memoria) e Yara Moraes. Além disso, ainda há no grupo servos com ministério da pregação, pregando no grupo, na diocese e também fora dela. Agradecemos a Deus pelos serviços que prestamos a Igreja conforme o chamado que ele nos faz.

Obs: Patti Mansfield, uma das jovens presente no grupo de Duquesne ainda viaja pelo mundo pregando e testemunhando a experiência de pentecostes na vida deles e a ação do espírito santo na igreja.


Programação da Renovação Carismática Católica da Paróquia São Pedro:

Quaresma de São Miguel: diariamente, na Igreja Matriz, após o Terço das 18h;

7 semanas de combate na Oração: durante 7 quintas-feiras, às 19h30, na Igreja Matriz (sempre com pregadores convidados);

Missa na Fazenda Vale a Pena Viver: 23 de setembro, às 15h;