Fonte: Agência Ecclesia

Francisco deixa conselhos aos peregrinos na audiência pública semanal, na Quarta-feira de Cinzas

O Papa Francisco assinalou hoje no Vaticano o início do tempo da Quaresma, convidando os católicos a dar maior atenção à oração e à solidariedade.

“Convido todos a entrar neste tempo de conversão dando mais espaço nas vossas vidas à oração e à partilha com os mais pobres. Desejo a todos uma boa Quaresma”, disse aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a audiência pública semanal.

No primeiro ato público desta Quarta-feira de Cinzas, o Papa falou num “tempo de graça para a preparação da Páscoa”.

“Nestes 40 dias somos convidados, com a oração, o jejum e as obras de caridade, a ser cada vez mais um só com Cristo”, observou.

Francisco realçou que nas Missas de hoje, os participantes vão ser assinalados com uma cruz de cinzas, acompanhada pelo convite ‘arrependei-vos e acreditai no Evangelho’.

“Disponhamos os nossos corações para viver este tempo em união com Cristo que sofre, o qual, com a sua paixão e morte na cruz, nos redimiu, para que livres do pecado possamos participar na santidade do próprio Deus”, apelou.

A Quaresma, iniciada com a celebração de Cinzas, é um período marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

O Papa rezou para que neste “tempo de graça e misericórdia”, os católicos possam ter um “coração purificado”.

Para os peregrinos de língua portuguesa, presentes no Vaticano, Francisco invocou a proteção da Virgem Maria: “Que Ela vos tome pela mão durante os próximos quarenta dias, ajudando-vos a ficar mais parecidos com Jesus ressuscitado. Desejo-vos uma santa e frutuosa Quaresma!”.

Ao percorrer a Praça de São Pedro no papamóvel, o pontífice deu “carona” a um grupo de crianças, num dia de chuva e frio que não demoveu alguns milhares de pessoas de acorrer à Praça de São Pedro.

“Se a alma está na alegria, é sempre um bom dia”, disse o Papa, brincando com o mau tempo.

O programa papal na Quarta-feira de Cinzas prosseguiu a tarde, no bairro do Aventino, em Roma.

Esta tradição Quaresmal começa às 16h30 locais (12h30min no Brasil), na igreja de Santo Anselmo, seguida por uma procissão penitencial até à Basílica de Santa Sabina, onde o Papa preside à Missa com o rito da bênção e a imposição das cinzas.